
Caro Parceiro,
É com muito gosto que partilhamos consigo a primeira edição de 2022 da nossa Newsletter Externa. Esperamos que goste.
Acreditamos que este vai ser o ano da mudança, do regresso à normalidade, repleto de oportunidades, sucessos e conquistas!
Aproveitemo-lo bem…
Um abraço e até já.
#beltroesunidos
Ana Cantinho



Um gestor sempre ao dispor
Em conversa com Rui Lobato
Conversámos com Rui Lobato, que nos explicou quais as suas funções e nos fez uma breve descrição do seu dia a dia, enquanto gestor comercial de Grandes Contas/Estado.
Pedimos-lhe que resumisse de forma simples a sua função, ao que respondeu: “Na empresa, cada gestor tem uma lista de clientes atribuída, por isso, na minha função, tenho como principal objetivo fazer a gestão desses clientes, sendo que, é muito importante identificar as necessidades dos clientes e promover a renovação do parque de equipamentos. Em suma, é essencial saber negociar e uma boa retórica” – salienta. “Na área das vendas, o mais difícil não é vender, mas sim manter um cliente. É fulcral que o cliente esteja satisfeito com os serviços e isso depende do vendedor e da empresa. O foco é nutrir o cliente, porque se houver um problema no equipamento, se houver um problema com a gestão, se houver um problema técnico, temos de estar disponíveis para o resolver. Um cliente satisfeito, é um cliente fidelizado!” – sublinhou.
Inferimos assim, que é fundamental estar sempre ao dispor do cliente para estar nesta função.
No decorrer da entrevista, o nosso colega Rui recebe uma chamada de uma cliente que precisa de consumível com urgência. Prontamente responde à cliente que vai passar na Beltrão Coelho para lho entregar nessa mesma tarde. Após desligar a chamada, o nosso colega informou-nos: “Uma cliente precisa de um toner… e liga para quem?! Para o vendedor! É este o nível de confiança que temos de transmitir!” – salienta.
Seguidamente, perguntámos ao Rui há quanto tempo trabalha na Beltrão Coelho, ele sorriu e disse: “Faltam apenas 2 meses para fazer 40 anos… é uma vida! Quando saí da tropa, entrei na Beltrão Coelho, casei, os meus filhos nasceram… foi o primeiro e único emprego para além da tropa, o emprego para a vida!” – emociona-se.
Perguntámos-lhe quais as características que considera essenciais para o desempenho da sua função e respondeu-nos, sem qualquer hesitação: “Autoconfiança! Apesar de estar numa equipa, o comercial é uma pessoa isolada que vive do sucesso e insucesso. Todos os dias enfrenta desafios que o podem conduzir a derrotas, mas o que é importante reter é a capacidade que o comercial tem de ter para fazer com que o dia seguinte seja melhor e alcançar a vitória. O comercial é avaliado pelos números, mas por vezes, pode-se estar a fazer um belíssimo trabalho e não se conseguir fazer números por variadíssimas razões… não quer dizer que o trabalho esteja a ser mal feito! Esta situação faz-me lembrar um bocadinho os avançados numa equipa de futebol, porque são as pessoas têm de fazer os golos e, quando um avançado não faz golos, levantam-se uma série de dúvidas sobre as suas competências, não só nos que o rodeiam, mas também no próprio jogador que começa a duvidar de si mesmo. Com o comercial ocorre exatamente a mesma coisa: é avaliado pelos números, é avaliado pelas vendas e, portanto, tem que ser uma pessoa com uma grande autoconfiança. Felizmente, a Beltrão Coelho tem uma equipa de comerciais muito experientes que ao longo dos anos têm transmitido essa ideia a quem entra de novo.” – constata.
Quando perguntámos ao Rui se existia algum momento muito engraçado na sua memória durante o seu percurso na Beltrão Coelho: “Há muitos! Os nossos eventos, os nossos jantares, os nossos encontros anuais, tenho saudades de tudo isso” – recorda – “eram momentos muito engraçados em que fazíamos uma série de atividades e sobretudo, porque se juntavam todos os departamentos. O bom ambiente que a empresa tem deve-se essencialmente a estas excelentes iniciativas!” – enfatiza.
E foi assim que percebemos que, apesar das adversidades, as aptidões pessoais e humanas do nosso colega Rui fazem dele um profissional excecional.


Beltrão Coelho distinguida no Prémios da Associação Portuguesa de Ética Empresarial
A Beltrão Coelho foi reconhecida pelas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, na gala de entrega de prémios da Associação Portuguesa de Ética Empresarial que teve lugar no passado dia 14 de Dezembro, em Lisboa.
Ambas as menções honrosas recebidas se enquadram na categoria responsabilidade social, nas vertentes “Trabalho digno e conciliação” e “Ambiente: Redução de impactes”, as quais visam reconhecer as práticas que evidenciam o modo como as organizações assumem a responsabilidade sobre os impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente, através de uma conduta ética e transparente.
Os destinatários das práticas da primeira vertente foram os 75 colaboradores da Beltrão Coelho, bem como as suas respetivas famílias, e basearam-se em quatro áreas, nomeadamente: estabilidade, segurança e dignidade no trabalho; conciliação entre vida profissional e pessoal; segurança, bem-estar e satisfação; formação e desenvolvimento de competências.
Dentro da categoria Trabalho digno e conciliação, importa destacar a primazia do contrato de trabalho efetivo, a oferta de seguro de saúde ao colaborador (extensível à família), subsídio mensal a todos os colaboradores desde o início do confinamento, massagem semanal, workshop de defesa pessoal e incentivo à formação online dentro do horário de trabalho, ainda que fora do âmbito do trabalho.
“Na Beltrão Coelho, acreditamos que o mais importante são as nossas pessoas. Colaboradores satisfeitos são o alicerce para uma empresa de sucesso, o que se irá repercutir nas restantes partes interessadas: clientes, fornecedores e sócios. Faz parte da nossa génese e, assim, iremos continuar focados nos nossos colaboradores que são o nosso ativo mais precioso”, sublinha Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho.
No que toca à redução de impacto ambiental, a tecnológica manteve uma frota automóvel com viaturas 100% elétricas, substituiu toda a iluminação por lâmpadas LED, implementou torneiras com sensores para reduzir o consumo de água e reduziu a impressão de papel, passando de 4,5 resmas per capita em 2019 para 2,7 em 2020, retirando da equação mais um poluente: o toner.
“Estas iniciativas tiveram um impacto positivo nos colaboradores e demais parceiros. Veio reforçar a ideia de que a empresa se encontra na vanguarda da tecnologia e das tendências naturais. A urgência de se acelerar o processo de descarbonização da economia tem vindo a impulsionar a discussão e a implementação de alternativas que priorizem um mundo cada vez mais verde e é este o caminho que queremos seguir”, finalizou a diretora.
Este é o quinto ano consecutivo em que a Beltrão Coelho é merecedora de prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial.


Robô Temi chega a Portugal
Já chegou a Portugal a robô Temi, pelas mãos da Beltrão Coelho, que trouxe os robôs Sanbot e Cruzr para território nacional. A Temi é um robô de alta performance ao nível da telepresença e teleconferência.
Esta nova robô é capaz de acompanhar o utilizador enquanto se movimenta (desviando-se dos obstáculos), pois possui a possibilidade de mapeamento e deslocação autónoma no espaço, dando, ao mesmo tempo, resposta aos pedidos.
Devido à sua capacidade de mobilização no espaço, em sincronia com videochamada dinâmica, a Temi transmite a sensação de presença e companhia, o que é uma grande mais-valia no caso de idosos que se encontrem isolados devido à pandemia e que encontram na Temi uma forma de comunicação com o exterior.
Ainda numa vertente virada para o utilizador idoso, a Temi poderá também operar como assistente virtual, recordando o utilizador da toma de medicamentos e agilizando o contacto com os médicos no caso de qualquer eventualidade.
Para além da área da saúde, a robô Temi aplica-se também em áreas como o retalho, entretenimento, educação ou hotelaria, onde pode, por exemplo, fornecer informações, dar as boas-vindas, realizar o check-in nos hotéis ou encaminhar as pessoas, de forma autónoma, de um ponto ao outro do local.
Com um metro de altura e a pesar 12 quilos, a robô conta com um ecrã tátil HD de 10.1 polegadas HD LCD, possibilitando a visualização de imagens em alta resolução, CPU ARM Hexa Core, sistema operativo Android, câmara de 13MP de alta resolução com autofócus e vídeo em 1080p@30FPS e uma bateria cuja autonomia se estende até oito horas por carregamento. No que respeita à inteligência artificial, o sistema de navegação da Temi tem capacidade de autoaprendizagem sobre o que a rodeia, percebe onde se encontra, o que está a ver e para onde se dirige, evitando obstáculos e planeando trajetos.
“Já não há como fugir: os robôs vieram para ficar e são, já, uma realidade incontornável da transformação digital. A Temi é um dos modelos mais recentes de robôs de serviço, estando já a ser utilizada por toda a Europa e Portugal não podia ficar de fora”, refere Bruno Coelho, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho.
Yossi Wolf, CEO da Roboteam, empresa fabricante da Temi, explica como surgiu a ideia por trás da robô: “Há uns anos, a minha vida mudou. Passei uma tarde com a minha avó e reparei no quão trémulas estavam as mãos dela e quão difícil era segurar uma chávena de chá ou utilizar o telemóvel. Foi nesse momento que decidi dedicar a minha vida a criar a Temi para a minha avó. Quando percebi todas as potencialidades e características que um robô pessoal pode ter, acabei por querer um para mim. Acredito que um smartphone nos mantém conectados a qualquer hora, já um robô pessoal faz-nos estar presentes em qualquer lugar.”
Note-se que em 2018, a Beltrão Coelho trouxe para Portugal a robô Sanbot e, em 2019, o robô Cruzr, equipamentos de alta tecnologia que podem ser adaptados a várias funções, nomeadamente receção e interação com o utilizador nos mais variados espaços, bem como a melhoria da jornada e experiência de cliente em eventos, unidades hoteleiras, de saúde, entre outras.


#Beltrõesunidos
Com os Beltrões no coração, a CEO Ana Cantinho decidiu preparar com muito carinho para todos os seus colaboradores, uns presentes de Natal inesquecíveis para comemorar esta quadra festiva.
E como é óbvio, os deliciosos bombons não podiam faltar!
“Esperamos que no ano vindouro os Beltrões celebrem juntos!” – Foi esta reflexão que a CEO passou aos seus colaboradores.
São estes “pequenos grandes” detalhes que fazem toda a diferença e uma das razões pelas quais na Beltrão Coelho existe um forte espírito de união.
Partilhamos convosco a fotografia dos “miminhos” oferecidos.

Espetáculo “Frágil”
A Beltrão Coelho tem orgulho em apoiar iniciativas culturais com valor, por isso, foi patrocinadora do espetáculo “Frágil” realizado pela Companhia AbsurdA.
A AbsurdA é uma companhia de circo contemporâneo que tem como objetivo ser uma estrutura de contínua pesquisa, investigação e criação artística.
A companhia pretende criar um espaço de liberdade criativa para os seus integrantes com uma forte consciência das responsabilidades inerentes ao ato de criar espetáculos.
Se desejarem, podem assistir a um excerto do espetáculo no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=IXHF8aXtYa8
