
Caro Parceiro,
Partilhamos consigo a nossa Newsletter Externa, repleta de novidades.
Deixamos também um convite na rubrica recomendação, para que visite a nossa galeria, onde terá a possibilidade de apreciar uma exposição com obras fantásticas de uma jovem artista, obras estas que irão ser apresentadas de uma forma deveras original.
Esperamos por si!
Um abraço e até já.
#beltroesunidos
Ana Cantinho



A nossa IRA: Inconformismo, resiliência e atitude
Em conversa com Teresa Moreira
Conversámos com Teresa Moreira, diretora comercial, que nos explicou quais são os seus objetivos e nos fez uma breve descrição do seu dia a dia: “Na minha função, tenho como propósitos planear, definir estratégias e fazer acontecer, por isso, é imprescindível motivar, impulsionar e fazer acreditar que o impossível não existe!” – enfatiza.
Posteriormente, quando perguntámos à Teresa há quanto tempo trabalha na Beltrão Coelho, a mesma sorriu e respondeu: “Faço, este ano, 34 anos de Beltrão Coelho… É muito tempo, mais do que a idade de alguns colegas!” – emociona-se.
De seguida, a nossa colega Teresa apontou as dificuldades que sentiu durante a pandemia: “Estes dois anos foram uma autêntica prova de fogo, porque é muito difícil fazer acontecer não estando em permanente contacto com as pessoas. Eu passo a maior parte do dia em videoconferências, mas, sem dúvida, que é completamente diferente estar presencialmente com as equipas e com os clientes, porque a capacidade de influenciar, de demonstrar, de trocar impressões… a expressão corporal, os olhos que são a expressão da alma… nada disso é possível de se expressar facilmente através de um monitor!” – refere.
No entanto, salienta também a capacidade que as pessoas tiveram de se reinventarem, dando o seu próprio exemplo: “Quando eu estava na empresa, normalmente pedia ajuda aos colegas da informática quando encontrava alguma dificuldade, mas, durante a pandemia, não tive essa possibilidade e tive de vencer os obstáculos psicológicos e resolver os problemas que foram surgindo” – conta – “Nós só temos a verdadeira noção até onde podemos chegar, quando somos colocados à prova. Esses são os verdadeiros desafios. Quando há situações difíceis, só vencem os que nunca desistem e foi isso que aconteceu na Beltrão Coelho” – destaca.
“Em 2020, nós lançámos um desafio na empresa que apelidámos de IRA: inconformismo, resiliência e atitude. Esta “ira” não é no sentido de raiva, mas de competitividade.” – explica – “Porque de quem cruza os braços não reza a história. A história reza daqueles que não desistem em momento algum.” – acrescenta.
Perguntámos-lhe quais os departamentos que lidera e respondeu-nos: “As equipas de digitalização, de concursos e gestão de projetos, a secção de apoio às vendas, a equipa de vendas de estado/clientes especiais e ainda acompanho e intervenho na equipa de vendas de mercado privado. Tenho também como responsabilidade as negociações com os fabricantes, bem como com as financeiras para a parte dos financiamentos na atividade de outsourcing.
Quando perguntámos à Teresa acerca das características essenciais para alguém desempenhar a sua função, respondeu: “Eu penso que há várias. Em primeiro lugar, somos todos mais felizes e damos muito mais de nós próprios quando vivemos apaixonadamente aquilo que fazemos: é importante ter espírito de sacrifício e de entrega; ter um bom relacionamento interpessoal; capacidade de diálogo e, sobretudo, inteligência emocional, que é uma característica fundamental para gerir pessoas. Outra questão que é imprescindível é garantir que a palavra tem valor contratual: o que se diz é o que se faz!”. – afirma – “Há coisas na vida que não se compram, conquistam-se! Nomeadamente, o respeito.” – sublinha.
Quando perguntámos se existia algum momento muito engraçado presente na sua memória durante a “jornada” na Beltrão Coelho: “Que me recorde não. No entanto, considero importante realçar que na Beltrão Coelho vi crescer muitos jovens, que atualmente são pais ou mães de família. Dei colo aos filhos deles, quase tanto como lhes dei a eles quando chegaram aqui.” – recorda – “Não são momentos caricatos, mas são momentos marcantes! Tenho um bocadinho de muita gente e eles terão um bocadinho meu. Tenho afetos profundos por muitas pessoas da empresa e isso é simplesmente maravilhoso. Porque se conseguirmos conjugar o trabalho com prazer, com paixão e com afetos fortíssimos à mistura, então tudo se torna mais fácil.”
E foi assim que percebemos, após uma longa “jornada” de entrevistas, que a dedicação, paixão e amor à empresa presente nos funcionários da Beltrão Coelho, se deve em grande parte, à nossa admirável Teresa Moreira.


BELTRÃO COELHO LEVOU ROBÔS À BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
A Beltrão Coelho, marcou presença na 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com os mais recentes robôs concebidos para a área de hotelaria e turismo: Temi, Sanbot, Cruzr e Techi.
A tecnológica portuguesa apresentou-se com vários robôs, entre eles a Temi, equipamento de alta performance ao nível da telepresença e teleconferência, recentemente apresentada ao público e adaptável ao contexto hoteleiro, pois pode, por exemplo, fornecer informações, dar as boas-vindas, realizar o check-in nos hotéis ou encaminhar as pessoas, de forma autónoma, de um ponto ao outro do local.
Também o Techi marcou presença, um robô já implementado numa unidade hoteleira, onde realiza o serviço de quartos. Este robô apresenta diversas especificidades, como utilização autónoma dos elevadores e abertura de portas automáticas, capacidade para realizar entregas ou recolhas numa viagem em diferentes pontos e evitar obstáculos. É de fácil limpeza, manutenção e personalização, mantendo também a privacidade dos hóspedes.
Adicionalmente, também estiveram presentes no decorrer do certame, os robôs Sanbot e Cruzr, equipamentos de alta tecnologia que podem ser adaptados a várias funções, nomeadamente receção e interação com o utilizador nos mais variados espaços, bem como a melhoria da jornada e experiência de cliente em eventos, museus e em unidades hoteleiras, entre outros.
“A área do turismo está em plena recuperação, após o impacto da pandemia. Assim sendo, e porque o mesmo tem uma enorme importância socioeconómica no país, acreditamos que a aposta na evolução tecnológica, através da implementação de robôs no setor hoteleiro, faz todo o sentido nesta altura. Este é o caminho que queremos seguir e a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte desse trajeto”, afirmou Bruno Coelho, responsável pela secção de robótica da Beltrão Coelho.
A BTL é o maior evento de turismo em Portugal e caracteriza-se por ser um espaço único de mostra, negócio e network onde durante cinco dias, profissionais e público têm a oportunidade de conhecer tendências, serviços e produtos nacionais e internacionais no setor do turismo.
A Beltrão Coelho esteve presente no pavilhão 3, identificado como o setor de equipamentos e serviços para hotelaria e dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo, e participou na talk intitulada “Robôs nas empresas, futuro ou presente?”, guiada por Bruno Coelho.
A empresa teve também robôs nos expositores da Eventpoint, da Bestravel e da ANA Aeroportos de Portugal.


APRESENTAÇÃO DO ROBÔ TECHI BUTLER AO MERCADO PORTUGUÊS
A Beltrão Coelho lançou durante o mês de Março um robô de serviço de entrega multiponto, o Techi Butler. A sua funcionalidade de entrega sem necessidade de intervenção humana é uma das mais importantes características do equipamento que foi desenvolvido com vista às áreas de hotelaria, restauração, saúde e retalho, entre outras que possam beneficiar deste tipo de automatização.
Este equipamento permite libertar os funcionários das tarefas repetitivas, automatizando as mesmas e reduzindo significativamente o custo e o tempo. Em adição, o Techi minimiza a ocorrência de erros, sendo ideal para tarefas como recolha de documentos, distribuição de correio, entregas de medicamentos ou entrega de refeições.
Quanto a características técnicas, a bateria dura até 13 horas com uma única carga (em uso intensivo), sendo que, após realizar uma tarefa, o robô regressa automaticamente à sua base de carregamento, mantendo-se assim operacional 24 horas por dia. Tem também vários sensores, sendo que seis são utilizados para navegação e garantem uma trajetória segura, um ecrã tátil de 10,1 polegadas, velocidade de 1,8 metros por segundo e velocidade rotacional até 300 graus por segundo.
Neste momento, já é possível encontrar o Techi Butler a realizar o serviço de quartos no YOTEL Porto. No decorrer das suas tarefas no hotel, podemos vê-lo a utilizar, de forma autónoma, os elevadores ou a abrir portas automáticas, realizando várias entregas numa só viagem e evitando cuidadosamente os obstáculos no seu percurso, tudo isto enquanto preserva a privacidade dos hóspedes.
Para além destas características, o equipamento revela-se especialmente útil no contexto pandémico em que vivemos, já que, ao eliminar o contacto físico entre quem faz a entrega e quem a recebe, o risco de contágio diminui substancialmente. Contribuem também para a segurança desta solução, a sua facilidade de limpeza e manutenção.
“Estes robôs são destinados a fazer entregas de forma totalmente autónoma. Podem ser implementados em hotéis, restaurantes, hospitais e qualquer espaço onde seja necessário entregar alguma coisa, seja room service, uma refeição ou até medicamentos no caso dos hospitais, com toda a segurança, libertando as pessoas para outras atividades. O facto de comunicarem com os elevadores permite um grau de autonomia ainda maior”, relata Bruno Coelho, responsável pela secção de robótica.
“Os robôs de entregas são cada vez mais comuns por esse mundo fora e achamos que Portugal não pode ser exceção dado que as empresas nacionais têm muito a ganhar na implementação destes projetos, por toda a modernidade, inovação e autonomia que trazem”, finaliza.


BELTRÃO COELHO É PME LÍDER PELO 7.º ANO CONSECUTIVO
A Beltrão Coelho, alcançou o estatuto PME Líder pelo sétimo ano consecutivo, uma distinção concedida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com o Turismo de Portugal, a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, reconhecendo as PME pelo seu desempenho e perfil de risco.
O estatuto PME Líder caracteriza-se por ser um selo de reputação e confere às empresas nacionais com desempenhos superiores uma notoriedade acrescida junto do mercado, bem como condições especiais no acesso a financiamento e a serviços disponibilizados pela rede de parcerias do IAPMEI.
“Tendo em conta o contexto pandémico dos últimos dois anos que só agora parecemos estar a conseguir ultrapassar, esta é mais uma distinção que nos enche de orgulho e que prova a solidez da nossa empresa. São já 74 anos de dedicação desde a fundação e continuamos de olhos postos no futuro”, sublinha Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho.
Com mais de 1000 clientes com contratos ativos e ultrapassando os 17.000 equipamentos instalados em todo o território nacional, a Beltrão Coelho renova, assim, o estatuto de PME Líder, que recebe desde 2015.
Recentemente, a empresa foi inserida no portal Marcas Portuguesas, renovou o diploma de Compromisso de Pagamento Pontual e ficou em 8.º lugar no ranking da 6.ª edição do Índice de Excelência. Foi, ainda, distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) pelas suas boas práticas de promoção de saúde e bem-estar dos seus trabalhadores, bem como na vertente que visa a redução de impacto ambiental.
Nos últimos meses, a Beltrão Coelho realizou, também, um reposicionamento de marca, situando-se agora como uma empresa dedicada à inovação tecnológica no segmento das soluções para ambientes de trabalho digitais, continuando a apostar no desenvolvimento da área de robótica.


BELTRÃO COELHO DISTINGUIDA NO ÍNDICE DA EXCELÊNCIA DE 2021
A Beltrão Coelho foi distinguida pelo Índice da Excelência de 2021, ficando em 8.º lugar na categoria das médias empresas (entre 51 e 250 colaboradores).
A sexta edição do Índice da Excelência teve como foco dar voz aos colaboradores e perceber a sua posição relativamente a várias áreas de gestão da empresa, nomeadamente temas relacionados com o sentimento de engagement, temáticas relacionadas com a própria estratégia, ética, aprendizagem, condições de trabalho e práticas de gestão de pessoas.
Ao longo dos anos, a Beltrão Coelho tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com vista à satisfação dos seus colaboradores, sendo que esta distinção consecutiva é mais um testemunho do investimento continuado por parte da empresa relativamente à motivação, satisfação e bem-estar da equipa.
“Estes dois últimos anos foram de uma superação contínua devido ao período pandémico que estamos a passar e às consequências económicas que daí advieram. Investir no clima organizacional e no capital humano é fundamental, pois os nossos colaboradores são a nossa ‘pedra basilar’. São eles o real motivo pelo qual a Beltrão Coelho é bem-sucedida”, afirma Ana Cantinho, diretora-geral da empresa.
Nesta sexta edição e em virtude do atual contexto pandémico, a gala de entrega de prémios do Índice da Excelência realizou-se online, no dia 24 de fevereiro. O estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano “Índice da Excelência” foi promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE.


BELTRÃO COELHO RENOVA COMPROMISSO DE PAGAMENTO PONTUAL
A Beltrão Coelho recebeu, no passado dia 9 de fevereiro de 2022, o diploma de renovação do compromisso de pagamento pontual. A empresa junta-se assim às 1768 entidades que são consideradas “boas pagadoras” em Portugal.
Assim sendo, a histórica empresa de tecnologias de informação mantém o reconhecimento de cumpridora dos seus compromissos, nomeadamente no que toca ao pagamento dos fornecedores, num panorama em que, a nível nacional, apenas 16,7% das entidades nacionais realizam os pagamentos nos prazos definidos.
“É de elevada importância que as empresas cumpram os prazos de pagamento, principalmente na conjuntura pandémica que passamos, pois a sobrevivência de algumas empresas e o sustento de muitas famílias está dependente disso. Este é um dos valores que alicerçam a atividade e a postura da Beltrão Coelho”, afirmou Ana Cantinho, diretora-geral da empresa.
O diploma relativo ao compromisso de Pagamento Pontual foi atribuído após a análise técnica realizada pela Informa D&B, pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).
A sessão de entrega dos diplomas às empresas aderentes foi realizada online e marcaram presença oradores como Armindo Monteiro, presidente da ANETIE, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, Heitor Costa, diretor executivo da APIFARMA, Rodrigo Faria, diretor de experiência do consumidor da Informa D&B e Rafael Campos Ferreira, vice-presidente da AIMMAP.


BELTRÃO COELHO ADERE À PLATAFORMA MARCAS PORTUGUESAS
A Beltrão Coelho, já se encontra inserida na plataforma digital Marcas Portuguesas, que tem como intuito valorizar e dar a conhecer os produtos nacionais.
Criada em 2012, a plataforma digital Marcas Portuguesas apresenta-se como “um hino aos empresários e empreendedores portugueses que arregaçam as mangas, mergulham no trabalho e criam conceitos inovadores”, estando disponível para todas as empresas nacionais, das mais antigas às mais recentes, possibilitando-lhes aqui um espaço digital de visibilidade.
Esta plataforma digital pretende ser uma ferramenta de pesquisa fácil que fornece alternativas concretas e diferenciadoras do que habitualmente está disponível de forma massificada. Para além disso, “a plataforma digital Marcas Portuguesas funciona como um instrumento agregador de forma contínua de empresas nacionais, dando-lhes visibilidade e voz ativa”.
“Este era um objetivo que queríamos alcançar, pois ao longo da nossa história, sempre fomos pioneiros no que toca a disponibilizar produtos de alta gama ao público português. Orgulha-nos estar neste ‘palco’ que é a plataforma Marcas Portuguesas”, sublinha Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho.
Assim sendo, já é possível identificar e navegar pelos produtos e serviços da Beltrão Coelho na Marcas Portuguesas, onde estão disponíveis os serviços de impressão, assim como a área de robótica.

GALERIA BELTRÃO COELHO | CONVITE PARA A EXPOSIÇÃO “ÁGUAS QUE NOS HABITAM”
A Beltrão Coelho tem orgulho em apoiar as artes, por esse motivo, é com muito gosto que anuncia que após um período de inatividade devido à pandemia causada pela Covid-19, vai reabrir a sua galeria com a exposição de pintura “Águas que nos habitam”, da artista Eduarda Azevedo.
Curiosamente, foi também durante o período pandémico que Eduarda Azevedo explorou a pintura, apesar de já ter tido passagens pelo mundo das artes como música, teatro e dança.
Sobre a exposição, Eduarda Azevedo sublinha que as “Águas que nos habitam”, remetem o espectador para uma profunda viagem com a sua essência.
Nesse sentido, é com muito prazer que convidamos todos os nossos parceiros para a inauguração da Exposição de Pintura “Águas que nos habitam” de Eduarda Azevedo, que se realiza no dia 06 de abril de 2022, às 18:00h. A exposição é gratuita e poderá ser visitada até 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.
Contamos com a vossa presença.
Se desejarem, podem saber mais detalhes sobre a exposição, no Facebook da Galeria Beltrão Coelho: https://www.facebook.com/galeria.beltraocoelho/
