A evolução da marca Beltrão Coelho

Fevereiro 15, 2018 | 70 anos Beltão Coelho

A evolução da marca Beltrão Coelho

 

A imagem institucional de uma empresa é o «cartão de visita» para quem a procura. É, de igual forma, a «arma secreta» que permite a cada empresa vingar no mercado que, cada vez mais, se regula pelas leis da competitividade e concorrência.

Hoje, com a evolução crescente das novas tecnologias, surgem novas exigências no mercado, não só por parte de quem vende, mas sobretudo por parte de quem compra. Estamos numa era em que a estética é a «chave-mestra» do sucesso comercial de qualquer negócio, pois tudo o que parece belo aos nossos olhos acaba por ser desejado.

Esta é uma preocupação que a Beltrão Coelho tem tido ao longo destes 70 anos de atividade no mercado nacional.

Fundada em 1948 por José Augusto Beltrão Coelho, a empresa adquiriu inicialmente a designação comercial de «J. Beltrão Coelho», inspirada nas iniciais do seu criador. Este logótipo, com linhas sóbrias e clássicas, manteve-se até 1961 – altura em que a empresa passa a ser uma sociedade de responsabilidade limitada –, sofrendo, no entanto, algumas redefinições no seu lettering adaptadas às tendências gráficas de cada época (Fig. A,B,C).

Fig. A
Fig. B
Fig.C

O aparecimento do novo logótipo, que marca a passagem da empresa para a nova denominação «Beltrão Coelho, Lda», poucas diferenças registou em termos do seu lettering, pois o objetivo estava em associar a nova denominação da empresa à antiga imagem que havia conquistado junto dos consumidores, uniformidade que se manteve até ao final da década de 70 (Fig. D).

No início dos anos 80, assistimos a uma reconstrução global da imagem da Beltrão Coelho, Lda. Junto do mercado, adotou um design com linhas gráficas modernas e simétricas, que ao longo dos anos foi sofrendo pequenos ajustes e que se manteve em vigor até final  de 1997 (Fig. E e F).

Fig. D
Fig. E
Fig. F

Em 1998, e por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de atividade, a Beltrão Coelho, Lda. adotou um «novo visual», introduzindo assim uma nova tipografia única em todos os seus suportes gráficos.

Em termos globais, a nova imagem da empresa apresentou-se com uma maior unidade gráfica, com novas proporções e relações do símbolo com o logótipo, e com uma redefinição de toda a linha gráfica, que confere maior coerência formal e cromática à marca (Fig. G).

Foi também criado, no âmbito desta efeméride, um logótipo comemorativo do 50º aniversário (Fig. H).

Nos 10 anos que se seguiram, a identidade gráfica da empresa manteve-se inalterada, tendo as comemorações do 60º aniversário sido assinaladas com um novo logótipo comemorativo (Fig. I).

Fig. G
Fig. H
Fig. I

Em 2011, a Beltrão Coelho adotou um novo logótipo. Este seguia já as tendências gráficas mais contemporâneas, apresentando um lettering mais simples, não serifado, e um símbolo mais dinâmico com recurso a gradiente. Apesar de surgir com uma aparência significativamente diferente, a marca manteve a cor azul, associada à estabilidade, confiança e transparência (Fig. J).

A comemoração dos 70 anos da Beltrão Coelho motivou a criação de mais um logótipo comemorativo. Este incorpora a marca da Beltrão Coelho, associando-a aos conceitos de longevidade e renovação cíclica (Fig. K).

Descubra o novo logo comemorativo da Beltrão Coelho AQUI.

* Texto adaptado maioritariamente de um artigo presente no suplemento do Jornal Expresso, publicado no âmbito do 50º Aniversário da Beltrão Coelho.

Related Blogs

Dezembro 3, 2018
Ana Cantinho, a 3.ª geração à frente da Beltrão Coelho
Ana Cantinho, a 3.ª geração à frente da Beltrão Coelho     Começaram na fotografia, mas hoje apostam em soluções integradas de managed print services e até em robótica de...
Setembro 21, 2018
Beltrão Coelho reconhecida pelas boas práticas de Responsabilidade Social
Beltrão Coelho reconhecida pelas boas práticas de Responsabilidade Social   Lisboa, 21 de setembro de 2018 – A Beltrão Coelho, empresa portuguesa com 70 anos no mercado, foi reconhecida pelas...
Março 2, 2018
O logótipo dos 70 anos: Uma breve explicação
O logótipo dos 70 anos: Uma breve explicação   Criado no âmbito das comemorações dos 70 anos da Beltrão Coelho, este logótipo incorpora a marca original da empresa, construindo-se em torno...